Dando continuidade às comemorações de 40 anos, no dia 12 de abril, o shopping Iguatemi Bosque inaugura por meio da Loja do Bem, na praça do Sertanejo, uma instalação super especial: um grande lustre aéreo composto por 14.640 flores de crochê celebrando cada dia de vida deste shopping. A obra foi desenvolvida em parceria com as talentosas crocheteiras cearenses da associação Artfio, localizada em São Gonçalo do Amarante-CE.
Já na praça do Artesão, acontece a segunda edição da Exposição Render-CE. O projeto é uma iniciativa que tem origem na parceria entre a Loja do Bem, do Iguatemi Bosque e da Universidade de Fortaleza. Seu objetivo é oferecer suporte aos artesãos cearenses, a fim de promover a industrialização inclusiva e sustentável, além da inovação e a visibilidade do artesanato local.
O projeto Render-CE teve início em 2021, ao envolver alunos e professores do curso de Design de Moda em parceria com as rendeiras de Aquiraz. Em 2022, a ideia foi ampliada. A Loja do Bem escolheu direcionar as ações para os artesãos das tipologias barro, cipó e macramê, das comunidades de Moita Redonda e Caponga, do município de Cascavel-CE. A escolha inspira-se em um dos filhos mais ilustres do município: Edson Queiroz, um dos maiores empresários cearenses, idealizador da Universidade de Fortaleza.
Com o desafio de trabalhar o tema “Ancestralidades e bem-estar: memórias e lembranças afetivas”, professores, alunos e artesãos estabeleceram uma conexão constante para idealizar, planejar e refletir sobre a criação dos seus produtos.
A exposição Render-CE visa refletir o que há de melhor no povo cearense: garra, generosidade, competência e afeto. Que a beleza das nossas tradições continue proporcionando boas memórias, na mente e nos corações! Um viva à tradição!
O propósito de fazer o bem une pessoas
A Loja do Bem nasceu da vontade de ajudar e fazer a diferença na vida das pessoas. Tudo começou no final do ano de 2015, quando a vontade de fazer o bem conquistou um espaço no Iguatemi e no coração dos seus clientes. De lá para cá, essa corrente de bondade se tornou ainda mais forte: o projeto ampliou seu alcance para tecer novas histórias.
O mercado artesanal ganhou um presente: a vitrine do Iguatemi. O trabalho dos artesãos ganhou visibilidade no principal shopping do Ceará. Ao mesmo tempo, centenas de famílias recuperaram sua principal fonte de renda realizando o papel fundamental de preservar a nossa cultura.
A Loja do Bem é um instituto sem fins lucrativos que ao longo dos anos tem sido incansável em divulgar o artesanato do Ceará, e 100% da renda é revertida para os artesãos. Hoje, a iniciativa do shopping ajuda milhares de famílias e possibilita a cada uma tirar o sustento do próprio trabalho. O projeto atualmente atinge mais de 50 municípios do Ceará e contempla mais de 300 artesões.