A culinária cearense é muito famosa por pratos típicos e deliciosos. Basta pensar por alguns segundos para várias opções de receitas surgirem na cabeça e já bater aquela fome. Não importa qual seja a sua preferência, são doces, salgados, frutos do mar e até combinações inusitadas que representam uma parada obrigatória.
Para quem vai conhecer a região, vale ficar por dentro de todas as possibilidades e traçar o roteiro gastronômico com o que mais agrada. Afinal, muito da história do Ceará pode ser contado pelos ingredientes únicos, os sabores característicos e a boa recepção aos visitantes.
Quer saber mais? Vamos mostrar as principais comidas típicas da culinária cearense. Acompanhe.
Claro que cada estado com praia tem uma receita saborosa de moqueca para chamar de sua, mas no Ceará existe algo a mais. A tradicional moqueca cearense é preparada com peixes típicos da região, como robalo, namorado ou badejo. O toque especial fica por conta do suco de caju incluso na receita, que traz um gostinho único.
Um dos ingredientes do prato é o feijão-de-corda, conhecido do nordeste, mas ao combiná-lo com arroz e formar o baião de dois, a receita se torna ainda mais gostosa. Muito conhecida pela região apenas como Baião, toda a fama tem sua razão de ser. Além de arroz e feijão, na composição ainda há cebola, cheiro verde, pimentão, tomate, alho, torresmo e queijo coalho, que é a “cereja do bolo”.
Para quem visita as praias de Fortaleza, uma boa pedida é experimentar os famosos e disputados caranguejos da região. Popularmente conhecida como caranguejada, os ingredientes variam conforme o restaurante, mas giram em torno de caranguejo ao leite de coco, farofa e pirão.
No imaginário popular, não existe a possibilidade de falar em culinária cearense sem lembrar da famosa carne de sol com macaxeira. Também chamada de carne de vento ou carne de sertão, ela representa uma das iguarias mais desejadas por turistas. Seu nome é resultado do antigo processo de conservação, no qual a carne precisava ficar desidratada ao sol, para resistir durante viagens longas.
O alimento traz um alto valor calórico e é muito tradicional no estilo de vida cearense. Faz parte, até mesmo, da merenda escolar das crianças. Sem contar que o estado é o melhor produtor de rapadura do Brasil, com várias harmonizações que incluem castanha-de-caju, amendoim ou coco. No entanto, as pessoas tradicionais do sertão consomem a rapadura com farinha, em um sabor diferenciado.
Toda essa tradição tem sua razão de ser. A cana-de-açúcar ficou marcada como um dos principais produtos do Ceará durante o período do Brasil colonial. Algumas receitas baseadas no ingrediente foram preservadas na região e se consagraram como típicas. A rapadura é preparada com o melaço da cana, tem uma textura dura e bastante açucarada. Ela vai além do sabor gastronômico e se transforma em uma verdadeira experiência.
Outra delícia que está sempre na mesa dos cearenses e todo turista precisa experimentar é o doce de caju. Por se tratar de uma fruta abundante no estado, muitas receitas apresentam o caju como ingrediente principal e combinam com todas as ocasiões. Mesmo sendo um sabor bastante caseiro, o tempo de preparo costuma ser demorado, por conta de deixar os cajus cozinharem por até duas horas até que fiquem macios, dourados e com uma calda espessa.
A carne de sol do Ceará é especialmente saborosa e famosa em todas as outras regiões do Brasil. Esse símbolo da cozinha sertaneja é o ingrediente principal da paçoca cearense. Aqui, a carne de sol é frita e misturada com farinha de mandioca. O destaque, que agrada até os paladares mais exigentes, fica por conta do preparo com manteiga da terra ou óleo e pimenta-do-reino.
O Ceará é conhecido por seus peixes frescos e extremamente saborosos. A peixada cearense representa a maior prova disso. Se trata de um cozido de peixes servido com pirão de farinha. Por ser tão popular, pode ser consumida em todos os tipos de restaurantes em várias apresentações, desde os mais simples até a alta gastronomia.
Essa é uma das principais demonstrações da criatividade da região, quando se trata de pratos típicos. A panelada típica é composta por tripas de boi e bucho. No entanto, em algumas receitas, também conta com patas e linguiça de boi. Tem um tempero bastante acentuado em um conjunto de pimentas, sal, alho, cheiro verde, pimentões e tomates.
Os doces também são o ponto forte da culinária cearense. Entre os preferidos da região está o bolo mole. Conhecido também como bolo de leite ou bolo baeta, seu sensorial se divide entre um pudim e o bolo tradicional. A receita é composta por leite condensado, leite integral, leite de coco e manteiga. Para o café da tarde ou da manhã representa a composição perfeita para tomar com um copo de leite ou aquele cafezinho.
As melhores tapiocas são as do nordeste. Apesar de ser um consenso popular, é preciso destacar o Ceará. Com base em farinha de mandioca, as tapiocas da região recebem recheios doces e salgados de encher os olhos. Costumam ser uma excelente opção de lanche, tanto para quem quer aproveitar o melhor da culinária típica quanto para quem deseja comer algo mais leve para não furar a dieta.
O sarapatel tem origem portuguesa e passou por várias adaptações até surgir como um dos pratos preferidos dos cearenses. A partir disso, se tornou uma das receitas mais tradicionais do Ceará. O prato tem a aparência de um ensopado recheado de carne e é composto por sangue coalhado, torresmo, vísceras de porco e pimenta-de-cheiro ou folha de louro, que dão o gosto especial.
A culinária cearense é mesmo de dar água na boca. São sabores diferenciados que contam muito da história da região e promovem uma experiência gastronômica rica em todos os aspectos. Para quem vai passar férias em Fortaleza, se torna indispensável anotar essas dicas e procurar por bons restaurantes, para tornar cada segundo inesquecível.
Gostou das informações do artigo? Então, compartilhe com seus amigos nas redes sociais, para eles ficarem animados para conhecer Fortaleza e suas riquezas.