É difícil encontrar alguém que não adore um perfume. Agradáveis, sofisticados e com uma imensa variedade, eles são ótimas opções de presente, tanto para alguém quanto para você! Mas antes de comprar o ideal, é preciso aprender como escolher perfume.
Neste post, saiba por que isso é tão importante. Veja, também, 7 dicas que separamos para você não errar. Boa leitura!
Muitas pessoas compram perfumes pela embalagem. Outras, gostam de adquirir kits. Na verdade, o que importa mais é o cheiro. Isso porque é ele que fica evidente, inclusive, por horas. Sendo assim, é preciso cuidado.
Afinal, se você não souber como escolher perfume, pode acabar, por exemplo, com uma fragrância forte ou enjoativa, que não vai querer usar. O mesmo serve quando se quer dar de presente um perfume para alguém. Sendo assim, vale seguir algumas dicas essenciais para acertar na escolha.
As dicas que separamos têm tanto a ver com o momento da compra quanto com as pesquisas que você fizer antes. Veja quais são elas, a seguir!
O perfume é para você? Então, o primeiro fator que você deve seguir é o seu próprio gosto. Afinal, é sempre importante lembrar que a embalagem pode ser linda, mas a fragrância pode não agradar. Por isso, escolha o que você prefere usar.
Mas, se você sempre comprou um mesmo tipo de perfume e agora quer mudar, procure observar o seu estilo. Por exemplo, se você gosta de ser discrição, fragrâncias suaves podem passar mais despercebidas.
Já na hora do presente, se você não conhece a pessoa, vale mais a pena apostar em opções neutras do que escolher aquela fragrância marcante, que a pessoa pode jamais querer usar.
As fragrâncias de perfumes seguem o que é chamado de “família olfativa”. Ou seja, cheiros de uma mesma família têm em comum certos fatores, como elementos que os compõem e duração. Dessa forma, conhecê-las é uma boa forma de saber como escolher perfume. Veja:
Outra boa dica para saber como escolher perfume é testar novos cheiros. Afinal, você pode gostar do mesmo estilo, mas se quiser inovar, é interessante sair da zona de conforto e optar por novas fragrâncias. Para não errar, vale pesquisar as famílias olfativas e, de preferência, ir até uma loja para conferir as opções.
Para saber exatamente qual perfume levar, é muito importante testá-lo. Afinal, se você não conhece algum tipo de aroma, pode não ter certeza se vai gostar ou não. Sendo assim, visite uma perfumaria e prove diferentes fragrâncias, seja da mesma família olfativa, seja de vários tipos.
Nesse caso, se for testá-la no pulso, vale a dica de não esfregar o perfume, pois isso pode mudar a percepção que se tem do cheiro. Outro ponto importante é não passar uma fragrância em cima da outra, para não confundir. Na dúvida, é melhor usar os papeizinhos de teste.
Se você tem paixão por perfumes e gosta de variedade, pode apostar nas estações do ano para definir quais usar. Por exemplo, os amadeirados e aromáticos remetem à natureza, sendo ideais para o outono. Já fragrâncias florais e orientais têm a cara da primavera.
É ideal ir à loja escolher perfumes, mas nem sempre é possível. Seja pela pandemia, seja por outras razões, às vezes, a compra pelo site pode ser muito mais interessante e poupar tempo. Nesse caso, é importante seguir certos cuidados especiais para não comprar errado e se arrepender.
Assim, um dos mais importantes é buscar referências de perfumes. Por exemplo:
No caso da composição, é importante analisar a quantidade dos ingredientes. Quanto maior for, maior também será a fixação e mais concentrado o cheiro.
Você também pode se guiar pelo seu dia a dia, na hora de definir como escolher perfume. Por exemplo, para a rotina, você pode optar por aromas cítricos e frutais, que estão ligados a fragrâncias criativas e que conferem energia.
Se deseja relaxar, os florais e aromáticos oferecem cheiros interessantes e mais doces. Dessa forma, são escolhas certas para um jantar com amigos ou encontro romântico. Mas se o seu objetivo é ser marcante, especialmente, em ambientes noturnos, a família chipre traz aromas originais.
Outro ponto interessante é pensar no seu visual. Por exemplo, se você tem uma empresa ou um cargo de gerência e deseja passar uma imagem sofisticada, talvez opte por roupas sofisticadas e bolsas clássicas.
Nesse caso, escolher fragrâncias atemporais e discretas pode complementar esse estilo, como no caso das florais. Já se é hora de ir para a academia, pela própria atividade, apostar em aromas cítricos pode ser a melhor opção.
Existem vários tipos de fragrâncias, mas nenhuma delas é igual. Exatamente por isso, aprender como escolher perfume é importante, seja para você, seja para dar de presente a alguém. Afinal, dentre os tipos de famílias, existem orientações de cheiros que podem agradar mais ou menos cada um.
Portanto, na hora de comprar um perfume novo, vale seguir as 7 dicas que passamos para você acertar em cheio e aproveitar um novo aroma em sua vida. Gostou do post? Curta nossa página no Facebook e acompanhe outras dicas para o seu dia a dia!