Se você precisasse responder qual programa lhe fez mais falta durante os primeiros meses da pandemia, qual seria? Com certeza muita gente responderia que foi o cinema. Reunir os amigos ou chamar o(a) namorado(a) para assistir um filme – principalmente no fim de semana – era uma das formas mais comuns e prazerosas de passar o tempo.
Felizmente, com a retomada gradual das atividades, o cinema está se recuperando, trazendo cada vez mais pessoas para recordar o prazer que é relaxar por algumas horas e assistir a um bom filme ao lado de quem se gosta.
Para quem ainda está receoso sobre a segurança, esse artigo visa reforçar o que precisa ser feito e levado em conta antes de comprar os ingressos para a próxima sessão. Confira!
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, em Fortaleza, mais de 1,6 milhão de pessoas já foram vacinadas com a primeira dose ou dose única, resultando em mais de 61% da população parcialmente imunizada (ou completamente, no caso da vacina de dose única).
O número é bastante significativo, mas ainda exige atenção aos cuidados básicos de higiene. O uso de máscara, aliado ao de álcool em gel, é fundamental para que o vírus reduza sua circulação, especialmente nesse momento em que as variantes continuam aparecendo e com alto potencial de contaminação.
Em meados de junho, um novo decreto foi aprovado pelo Governador Camilo Santana, que permitia a reabertura dos cinemas nos shoppings da cidade. A medida já era esperada por milhares de cearenses, que veem na atividade uma ótima opção de lazer no fim de semana.
Pensando nisso, redes como a UCI Cinemas, responsável pela exibição de filmes no Shopping Iguatemi Fortaleza, intensificou os protocolos de segurança, a fim de garantir a segurança de seus colaboradores e clientes. Algumas das ações aprimoradas foi a limpeza das salas, que passou a ser realizada a cada nova sessão, com uso de álcool em gel.
Além disso, a utilização da máscara é obrigatória, mesmo durante a exibição do filme. Embora haja encorajamento da compra de ingressos pela internet, tanto as bombonieres como as bilheterias contam com escudos de acrílico de proteção, para que o contato entre funcionários e usuários seja minimizada. Nas salas, uma nova remarcação de assentos – priorizando o distanciamento social – foi feita, respeitando o limite de pessoas no local.
Se as empresas estão fazendo de tudo para proteger os clientes da contaminação e, assim, garantir o funcionamento da atividade, também é função dos consumidores fazer sua parte e seguir as mesmas medidas, a fim de zelar pela própria saúde e a de seus familiares. Se está pensando em curtir o próximo lançamento esse fim de semana, não deixe de atentar aos seguintes cuidados.
Não é novidade para ninguém, mas sempre é bom reforçar: se vai ao cinema (ou simplesmente sair de casa), use máscara. A vacinação não impede 100% a infecção, apenas a apresentação de um quadro mais grave, tampouco de que você, estando assintomático, não vá infectar outras pessoas (ou que elas transmitam para você). Por isso, não se pode abrir mão da utilização.
A melhor opção é a PFF2 – também conhecida como N95 – que é capaz de filtrar pequenas partículas, inclusive o vírus. Apesar de ela ser descartável, pode ser reutilizada em ambientes não hospitalares, com alguns dias de intervalo. Além dela, as cirúrgicas e/ou de procedimentos também são eficientes, mas deve-se tomar cuidado com as “folgas” no rosto ou com o desgaste do elástico.
As máscaras de pano, muito comuns pelo baixo preço e possibilidade de reutilização, não são indicadas por especialistas devido a sua baixa eficiência de filtragem – as de algodão têm, em média, 40%, enquanto a PFF2 apresenta 98% e as cirúrgicas, até 91%, variando de acordo com a quantidade de camadas. Por isso, caso considere utiliza-la, opte por usar uma máscara de procedimento por cima. Elas também são acessíveis, mais seguras e podem ser encontradas em qualquer farmácia.
Assim como a máscara, a utilização do álcool em gel é indispensável para garantir a higiene. No decorrer do dia, nem sempre prestamos atenção aos locais onde pousamos as mãos: corrimãos, dinheiro, portas etc. Então, o cuidado deve ser constante, principalmente em locais com potencial de aglomeração, como o cinema. Ande com o seu na bolsa ou na mochila!
A remarcação dos assentos deve ser respeitada nas salas justamente para assegurar que os usuários não se aproximarão o suficiente para viabilizar a contaminação. Então, na hora de comprar os ingressos, preste bastante atenção, não só na fila, mas quando for escolher as cadeiras. Verifique se os limites de espaço estão sendo considerados e faça a compra considerando essa regra.
Cinema e pipoca são uma ótima combinação, mas, infelizmente, esse não é momento de se descuidar! A partir do momento que a máscara é retirada, mesmo com o distanciamento, a pessoa fica exposta a qualquer ameaça presente na sala. Para evitar que isso aconteça, o ideal é comer apenas após a sessão ou comer de grão em grão (no caso da pipoca), sem retirar a proteção.
Por fim, vale a pena frisar: não vá ao cinema se estiver com algum sintoma gripal. Os sinais da covid-19 se assemelham muito aos sintomas gerais de qualquer gripe, como coriza, dor de cabeça ou de garganta, febre e mal-estar. Se apresentar qualquer um deles, deixe para marcar a saída para quando estiver completamente recuperado.
Por outro lado, se você é daqueles que estava apenas aguardando estrear o último filme de super-herói para adquirir sua pré-estreia, não perca tempo! Depois de longos meses com as atividades restritas, é hora de voltar a aproveitar programas leves e divertidos como o cinema.
E você, chegou a fazer alguma visita ao cinema na pandemia? Que tal dar uma olhada na programação da semana? Aproveite para assinar nossa newsletter e acompanhar mais conteúdos como esse.