Conhecer as principais dicas de skincare para potencializar os resultados é uma forma de manter a disciplina nos cuidados de beleza. De fato, se você não souber o que funciona com seu tipo de pele, fica mais complicado evitar manchas, acne e manter a luminosidade na hora de fazer a maquiagem.
O melhor caminho é investir em bons produtos e criar hábitos saudáveis, como alimentação e consumo de água. Com isso, cuidar da pele se transforma em um ato responsável por elevar a autoestima, de acordo com o proposito da skincare em cada etapa de sua vida.
Quer saber mais? Vamos mostrar 5 dicas de skincare para melhorar os cuidados com a pele. Acompanhe!
O primeiro passo para potencializar sua rotina de skincare e ter excelentes resultados é conhecer seu tipo de pele. Isso se mostra indispensável porque cada característica pede cuidados específicos. Quem tem uma rotina corrida, por exemplo, deseja que os cuidados sejam práticos.
Dessa forma, ter ativos que se concentram exatamente no que você precisa é o grande segredo para garantir a eficiência e manter a frequência, sem ceder aos momentos de preguiça que podem surgir. Normalmente, a classificação da pele acontece durante a consulta com um dermatologista. Contudo, existem alguns pontos que você deve observar antes de montar seu skincare e conversar com um profissional da área de maneira mais confiante.
Veja a seguir!
Muito comum entre as mulheres brasileiras, a pele oleosa se caracteriza pelos poros dilatados, brilho em excesso na zona T (testa, nariz e queixo) e alta produção de sebo. A oleosidade também costuma ser responsável por aumentar a tendência de acne e deixar o rosto com uma textura mais espessa.
Se trata da pele sem luminosidade, bastante opaca e com as linhas mais evidentes. Em alguns casos, pode até causar uma sensação de “rachadura” ou ardor, pela incapacidade de reter água na quantidade necessária para fazer a regeneração natural da derme.
A pele mista é uma combinação entre a oleosa e a seca. Quem tem essas características identifica a oleosidade somente na zona T e os pontos mais secos ficam nas maças do rosto. No entanto, apesar da oleosidade e dos poros dilatados em algumas regiões, a pele mista também pode ser normal nas bochechas e em torno do nariz.
É a famosa pele de pêssego, que tem textura regular e produz gordura na quantidade saudável. Ou seja, não existe ressecamento, excesso de brilho ou sensibilidade. Também, apresenta poros mais fechados e dificilmente sofre com acnes.
Agora que você conhece os principais tipos de pele, saiba que escolher os produtos adequados está no topo da lista de dicas de skincare. Afinal, se você usar um hidratante de pele seca para uma derme oleosa, o resultado será o dobro de resíduos oleosos no rosto, baixa durabilidade da maquiagem e até a maior incidência de acne.
Para isso, mesmo que seja uma rotina com poucos passos, compre produtos de boa procedência, em lojas conceituadas e que ajudem a controlar as queixas. Avalie a formulação, se existe algo que possa causar sensibilidade ou a combinação com os outros itens que completam a rotina.
Engana-se quem pensa que pele oleosa não precisa de hidratação. Na verdade, essa etapa é uma das mais importantes do skincare e deve receber atenção especial. Uma pele oleosa sem ativos hidratantes tende a produzir ainda mais sebo, como uma maneira de o nosso organismo compensar a falta de hidratação.
Uma situação na qual isso acontece com frequência é quando um sabonete potente contra oleosidade se torna o único passo dos cuidados com a pele. Apesar da higienização bem-feita, a barreira natural de proteção da pele fica comprometida e a hidratação deve ser feita para restabelecer seus níveis ideais. Além disso, escolher um hidratante adequado ajuda na prevenção contra linhas de expressão, estimula a maciez e o brilho natural.
Uma rotina de skincare básica consiste em limpar, hidratar e proteger. Os raios UVA e UVB causam uma série de prejuízos para a pele e a saúde de maneira geral. Além de serem os principais responsáveis pelo envelhecimento precoce, ainda podem favorecer o aparecimento de manchas, sensibilidade, queimaduras, câncer de pele, entre outros.
Mesmo que seus produtos sejam os mais recomendados do mercado, se o protetor solar não for aplicado corretamente na rotina diurna, dificilmente eles vão ter resultado. Quem usa tratamento noturno com base de ácidos contra acnes, manchas ou anti-idade precisa redobrar a disciplina, pela chance de manchar a pele ou de aumentar a sensibilidade.
Procure uma opção conforme o seu tipo de pele, com o FPS 30 (no mínimo) e reaplique ao longo do dia, para garantir altos índices de proteção. Uma boa sugestão é contar com os protetores com cor, que otimizam a rotina e deixam a maquiagem com um ar mais natural.
Uma boa hidratação deve começar de dentro para fora no organismo. A máxima aqui é a mesma de usar o filtro solar corretamente. Investir em excelentes cremes de tratamento só terá um resultado excelente se existir o combo de FPS adequado e uma boa quantidade de água. O recomendado é o consumo de dois litros por dia (no mínimo).
O motivo é que a derme é formada por células que têm água na composição. Como consequência, um organismo bem hidratado representa um aliado dos produtos adequados e da saúde. Um fator interessante para ficar de olho é que os primeiros sinais de baixo consumo de água podem ser vistos na pele.
Perda de elasticidade, sensação de ressecamento e o comprometimento da barreira lipídica, que defende nosso organismo de invasores. Em um panorama, a boa alimentação também faz maravilhas por sua pele. Então, lembre-se de que é a união entre bons hábitos, disciplina e produtos adequados.
Pronto! Agora, você já sabe quais são as principais dicas de skincare. O Shopping Iguatemi conta com diversas lojas especializadas no assunto, para montar uma rotina completa e eficiente. Entre as principais estão Adcos, L’óreal, Natura e Quem Disse Berenice. Além de conhecer os produtos, também é interessante entrar em contato com clínicas de estética, com o objetivo de fazer tratamentos profissionais e identificar seu tipo de pele.
Gostou das informações do artigo? Então, entre em contato com o Iguatemi Fortaleza e receba informações indispensáveis para melhorar a experiência de suas compras.