Delicioso, na medida certa e muito mais que uma comida típica do São João, o pratinho invadiu o ano todo e está espalhado pelas esquinas do Ceará. Além de ser parte integrante da nossa cultura gastronômica de rua, a iguaria é meio de vida para pequenos empreendedores, que dão um sabor de afeto às calçadas da cidade.
Defensora da culinária típica do nosso estado, a chef Van Régia começou sua carreira na gastronomia na calçada de casa, vendendo pratinho. Ao todo foram sete anos, que serviram como pontapé inicial para uma trajetória de muito sucesso. Até hoje o item segue no cardápio de seu restaurante, a Culinária da Van. É claro, com algumas adaptações, mas ainda preservando aquele sabor único e regional.
O Bosque Digital conversou com a chef pra descobrir qual o segredo do pratinho nosso de cada dia.
Mas afinal, qual o segredo do sucesso do pratinho?
É o afeto. É a comida que lembra nossos avós, nossas mães. É a nossa comida de raiz.
O que não pode faltar no pratinho?
Não pode faltar um bom vatapá, o creme de galinha bem saboroso, salada, uma paçoca bem crocante de carne do sol e uma porção de arroz ou baião de dois de feijão de corda.
Qual o toque especial que o faz o pratinho ser tão bom?
O segredo é seguir o processo dos alimentos. Pra fazer um vatapá, por exemplo, tem que fazer com pão dormido, deixar o pão de molho… tem que fazer o que nossas avós faziam.
A pedido do Bosque Digital, a Van também compartilhou a receita do autêntico vatapá cearense. Agora é com você! Anota aí a receita e coloca em prática, afinal todo dia é dia de pratinho.
Vatapá de frango da Van
Ingredientes para o frango:
Ingredientes para a base de pão:
Modo de preparo:
Refogue o alho e o colorau, acrescente um quilo de peito de frango em cubos temperado com sal e pimenta do reino e algumas gotinhas de limão. Depois, adicione a cebola, a pimenta de cheiro picada, a pimenta dedo de moça e o tomate. Na sequência, coloque meio litro de água e vá mexendo aos poucos. Em seguida, insira os 200ml de leite de coco e ponha mais água se for necessário. Cozinhe até o frango ir se desmanchando. Junte a base do pão ao frango já cozido e continue mexendo para não queimar o fundo da panela até chegar no ponto desejado.